Webp? Que formato de imagem é esse?

WebP

Se tem necessidade de pesquisar imagens na web, é certo que já se cruzou com alguns formatos de imagem menos habituais. O formato de imagem WebP é cada vez mais usado por quem publica conteúdos em blogs ou sites de notícias. Por isso, vamos falar um pouco sobre ele.

Habitualmente encontramos o .jpeg, o .png ou até o .gif. Sejamos sinceros, é isso que procuramos quando pesquisamos uma imagem no Google ou noutro motor de busca. O que acontece quando encontramos um formato de imagem diferente, é que muitas vezes o software que usamos para abrir esse ficheiro acaba por não o reconhecer. Não é isto que queremos. Estamos muitas vezes a trabalhar sob pressão e queremos é que a imagem abra rápido para editar e publicar. Mesmo quando queremos apenas publicar sem editar, a verdade é que sites como Facebook ou Twitter nem aceitam estes formatos para já.

O que é o WEBP?

O WebP fornece compressão de nível superior, quer seja lossless ou lossy, para uso de imagens na web. Assim, os desenvolvedores e criadores de conteúdo podem criar imagens mais leves e de maior qualidade, o que tornará as suas páginas mais rápidas. Isto é algo imprescindível para um site nos dias de hoje!

Quando comparado com outros formatos lossless como o PNG, o WebP é 26% mais pequeno. Ao mesmo tempo, quando comparado com outros formatos lossy, como o JPEG, o WebP consegue resultados de 25 a 34% mais baixos (com o mesmo nível de qualidade). A somar a isto tudo, o WebP ainda permite o uso do canal alpha (transparência).

Onde posso usar?

Qualquer página web. Ou seja, WebP é suportado pelos principais browsers do momento (Chrome, Firefox, Edge e Opera). Múltiplas ferramentas de edição de imagem já começam a suportar também este formato.

Converter Imagens para WebP

A conversão de imagens para WebP pode ser feita através da ferramenta cwebp pré compilada para Linux, Windows or Mac OS X.

Comentários Facebook