O Paciente

Apresentação do projeto - O Paciente

Depois de três projetos documentais, chegou a hora e oportunidade para testar a ficção. "O Paciente" é o dito projeto que passo a dar a conhecer neste artigo.

A Equipa

Para este projeto, como nos anteriores, tentei reunir uma equipa que me reunisse a minha confiança pessoal e profissional. Isto nem sempre é fácil, sobretudo quando estamos a falar de projetos sem financiamento garantido à partida, como será o caso. A equipa escolhida para o piloto que será lançado no início do ano acabou por não ser toda da minha "rede", uma vez que é difícil encontrar pessoas com as competências e disponibilidade necessárias. Mas o bom de ter pessoas comprometidas com um projeto é a forma como acabam por contagiar e atraír caras novas com capacidade para ajudar e fazer andar o barco.

Depois de ter desenvolvido a ideia, e perante a minha agenda apertada, decidi que o ideal para que isto visse a luz do dia seria pedir ajuda. Nestas coisas, ser egoista acaba sempre por levar a meter projetos na gaveta. Quase já nem tenho gavetas e, além disso, duas cabeças pensam melhor que uma. Falei com a Carolina pela experiência que tem, por saber que tem uma fluência de escrita muito boa e porque sei que assumiria o projeto como se fosse seu. E de facto também é. As nossas ideias resultaram num guião praticamente escrito a meias e com uma qualidade acima do que eu poderia estar à espera.

Outra pessoa que "recrutei" para o projeto por saber que adotaria o projeto como seu, foi o Mário Moreira. Comediante com uma queda para estas artes e, sobretudo apetite por criar coisas diferentes e ajudar, o Mário vai ser o meu assitente de realização. É capaz de opinar,d e forma fundamentada, permitindo assim ter sempre um par de olhos extra no local da filmagem, como uma perspectiva diferente o que enriquece sempre. 

Importante para o conretizar das ideias do guião, contactei também a Ana Maçã para realizar storyboards de algumas das cenas.

Para ajudar no desenvolvimento da imagem e o marketing da série conto com a agência Camaleão que etretanto desenvolveu o grafismo que já temos no micro-site e no Facebook.

Para a banda sonora, a Carolina trouxe para o projeto o Luís que está já a tratar de criar uma música para o genérico.

E claro, não posso esquecer o Ricardo, que está sempre disponível seja para o que for e neste projeto não é exceção. Se não me falha a memória, este em todos os meus projetos até agora.

Desenvolvimento do Projeto

As filmagens arrancaram este passado mês de Outubro, em São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Porto. O argumento está, como já referi, a ser desenvolvido por mim e pela autora publicada e vencedora do prémio “Escritora do Ano” pela Figueira TV de 2017, Carolina Pascoal.

O lançamento do episódio piloto, previsto para o início do ano que vem, será divulgado gratuitamente na web, tendo como objetivo reunir o máximo de feedback possível, para dar seguimento ao projeto de acordo com a resposta do público, através de uma campanha de crowdfunding. Finda toda a produção da série, o produto final será divulgado igualmente na web.

O Paciente é uma ideia que nasceu do desejo de criar um projeto em formato de série, e que gira à volta da personagem principal, Filipe, um professor de matemática com problemas de relacionamento interpessoal. Aprisionado numa rede de pensamentos mórbidos e anti sociais decide procurar a ajuda da terapeuta Clara, com a intenção de verbalizar as suas inseguranças. O que Filipe não consegue entender é que, esta relação terapêutica, servirá para, nada mais nada menos, do que confessar involuntariamente as suas mais cruéis intenções quanto ao objetivo final do seu percurso psicopata.

Elenco

Entre os atores selecionados para o cast encontram-se:

Diogo Lestre, ator e músico, foi concorrente no The Voice, o que lhe abriu portas para a participação em novelas e seriados como “Os nossos dias”, “Bem-vindo a Beirais”, “Sol de Inverno”, e outros projetos cinematográficos;

Diogo Lestre

Cristina Almeida, atriz e bailarina, entrou em musicais como Be Italien e Cabaret.

Cristina Almeida

Beatriz Albergaria, apresentadora e atriz, representou em inúmeras peças de teatro, como “A maluquinha de Arroios”, “Ressonar sem Dormir”, “Aqui há fantasmas”, “O Cravo Espanhol”, entre outras;

Beatriz Barbosa

Mário Moreira, ator e comediante;

Mário Moreira

Marcações: trabalho, o paciente

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive