O Paciente na escola número 3

O Paciente: Final das Filmagens

O Paciente (um projecto que já tive oportunidade de apresentar neste outro artigo) terminou talvez a sua fase mais crítica que são as filmagens. E terminou talvez da melhor forma possível: com um regresso ao passado.

O criação deste piloto foi um desafio igual a tantos outros que enfrentei nestas minhas aventuras fílmicas. Conjugar as filmagens com a minha agenda de trabalho nem sempre é fácil, mas acaba sempre por ser possível, como maior ou menor dificuldade. Desta feita a coisa complicou-se porque a este mix já de si difícil de agilizar juntou-se a parte mais burocrática relacionada com as autorizações para filmar em alguns sítios nomeadamente com uma escola. O processo em si de encontrar uma escola era fácil. Escolas é o que por aí não faltam. O difícil foi encontrar uma escola recetiva a colaborar connosco. Felizmente a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior de São João da Madeira é uma escola aberta o suficiente para nos ter ouvido e percebido o potencial que o projeto pode ter, nomeadamente para o Curso Profissional de Multimédia que ali existe. Assim, fechamos com chave de ouro as filmagens do nosso piloto. Na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, em estreita colaboração com o 2º ano do Curso Profissional de Multimédia, filmamos uma das cenas do piloto. Os alunos participaram de forma activa, representando alguns dos papéis e a operar as cameras, sob minha orientação enquanto realizador.

Realizador Sérgio Martins

Para mim e para o actor Diogo Lestre a filmagem naquela escola teve um sabor especial uma vez que se tratou de um regresso. Quem me conhece sabe que tenho sempre um gosto e uma predilecção por voltar a sítios por onde passei e onde me senti bem. A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, conhecida como a "Escola nº3" foi uma das escolas por onde passei, mais precisamente no 10º e 11º ano, ainda antes das obras que remodelaram totalmente esta escola. Foi bom voltar, desta vez já numa posição de poder ensinar em vez de aprender. A juntar a isso houve a particularidade de reencontrar a Profª. Paula Azevedo, coordenadora do Curso Profissional de Multimédia, que foi minha professora de TIC há muitos anos atrás. Mesmo muitos. Demasiados, talvez.

Muitas memórias foram reavivadas naquela manhã de filmagem e dificilmente poderia ter escolhido uma forma melhor de encerrar este piloto de um projecto no qual tenho muita esperança. Em breve sairá o episódio completo e o respectivo crowdfunding. Resta-me agradecer à direção da escola, ao Prof. António Rosa e à Profª. Paula Azevedo.

Fiquem atentos!

20190204 12h19 DSC3005 min

Marcações: séries, o paciente

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive