Color Grading Software

Software de Color Grading

Color Grading é cada vez mais uma parte importantíssima da edição de vídeo. Muito se focam na montagem e edição, mas muito daquilo que se quer transmitir com um vídeo está nas cores e nos tons.

Escolher o software ideal para tratar a cor é fundamental. O Mercado tem cada vez mais soluções disponíveis e hoje em dia quase que é mais difícil escolher um programa de entre a oferta existe do que aprender a fazer Color Grading.

Mas o que é afinal Color Grading?

De forma (demasiado) simplista, podemos dizer que Color Grading é o tratamento de cor. Mas na realidade é algo mais complexo do que isso.

Pode-se ajustar a tonalidade da cor, ajudando o público a percecionar determinados “feeling” que queremos dar a uma cena ou até acentuar a carga psicológica através da cor.

É possível ajustar definições da imagem como contraste, cor, saturação, detalhe, nível de preto e ponto branco.

Deixo-vos uma lista de alguns softwares e ferramentas que tive oportunidade de experimentar e que recomendo.

DaVinci Resolve

Este software é da BlackMagic, empresa responsável por algumas das melhores câmaras do mercado e também de algumas mesas de edição simplesmente fantásticas!

O DaVinci Resolve é a versão grátis do DaVinci Resolve Studio e é, por isso, mais limitada.

Embora faça o Color Grading no formato Node Based (menso comum e mais complexo) existe na web inúmeros tutoriais sobre a ferramenta em sites como o Premium Beat, por exemplo.

Este software foi pensado para ser utilizado com um painel específico da Black Magic cujo preço ronda os $30 000.

davinci resolve

Adobe Premiere Pro

O clássico programa da Adobe ganhou nos últimos anos algumas ferramentas nativas de gradação da cor.

A capacidade de trabalhar com Lumetri faz deste software o meu favorito, sobretudo porque permite aliar essa ferramenta com as rodas de cor tradicionais.

Por outro lado, o Premiere é um programa algo instável por vezes… Mas é sem dúvida o que nos oferece um maior leque de ferramentas, mesmo fora do âmbito do Color Grading.

O Premiere obriga a uma subscrição na Adobe Creative Cloud.

Premiere Pro

Final Cut Pro X

Criado especificamente e exclusivamente para plataformas Mac, este software permite apenas alguma correção de cor, sem grande profundidade. Se na parte da edição o FCPX ombreia com os melhores, a gradação de cor não é o seu melhor.

O FCPX custa cerca $299.

Final Cut

Magic Bullet Colorista

Quem conhece a suite completa do Magic Bullet, sabe que é um verdadeiro arsenal de ferramentas brutal para a edição de vídeo. Claramente que a Red Giant não deixaria de fora o Color Grading e, nesse contexto, surge o Colorista.

Ao contrário dos outros três softwares, o Colorista pressupõe a instalação do Premiere ou do After Effects para trabalhar em conjunto com eles. Trata-se de um plugin e não de um software standalone.

Permite trabalhar com o Three Way Color Corrector, LUTs, Curvas e Color Key e tem um workflow muito intuitivo.

O preço do Colorista é de $199, mas com a suite completa pode chegar facilmente aos $899.

Magic Bullet

Marcações: tutoriais, media, edição de video

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive