images/blogs/b_33_cover.jpg

Vídeo como discurso de comunicação

O vídeo em geral e o cinema em particular têm uma linguagem própria. As  imagens e a forma como são captadas transmitem todo o tipo de mensagens. Isto é ainda enriquecido pelo facto de cada realizador ter um estilo próprio e a sua forma individual de comunicar.

Essa razão é a base para que o vídeo tenha sido usado como meio de comunicação, de informação e até propaganda mas também considerado uma arte.

jean-cocteau

“Um filme é uma escrita em imagens”, Jean Cocteau (realizador de A Bela e o Monstro (1946), Orfeu (1950) e O Testamento de Orfeu (1960)).

alexandre arnoux

“O cinema é uma linguagem de imagens com o seu vocabulário próprio, a sua sintaxe, flexões, elipses, convenções e gramática;”, Alexandre Arnoux, argumentista.

O que distingue o cinema de todos os outros meios de expressão cultural é o poder excepcional que lhe advém do facto de a sua linguagem funcionar a partir da reprodução fotográfica da realidade. São os próprios intervenientes que aparecem e falam, dirigem-se aos sentidos e falam à imaginação. A realidade que aparece no ecrã nunca é totalmente neutra.

alexandre astruc

“A história da técnica cinematográfica pode ser considerada no seu conjunto como a história da libertação da câmara”, Alexandre Astruc, realizador.

O nascimento do cinema como arte, data do dia em que os realizadores tiveram a ideia de deslocar o aparelho de filmar durante uma cena: estava assim inventada a montagem, que é a base da arte cinematográfica! Desde o começo do século XX que a câmara se transformou num aparelho fléxivel. Primeiro com Lumière e depois definitvamente com G. A. Smith, a câmara começou a ser entendida como o olho humano; o olho do espectador.

A câmara começou a ser usada para mero registo, mas depois foi usada para captar realidades cada vez mais subjectivas.

Deixou assim de ser testemunha passiva para passar a ser uma registadora objectiva dos acontecimentos.

Em artigos futuros irei abordar os diferentes elementos desta linguagem, como os enquadramentos ou os planos.

Marcações: cinema

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive