blackfish

Review: Blackfish

Blackfish é um documentário de Gabriel Cowperthwaite, realizado em 2013. Vi-o nos últimos dias e fica aqui a minha curta review.

O documentário denuncia os alegados maus tratos e más condições a que são sujeitas as Orcas em cativeiro nos parques. Tanques minúsculos, privação de comida e outras situações que podem levar a que os animais desenvolvam psicoses que resultem em ataques a humanos, que nunca aconteceram fora do cativeiro, a uma esperança de vida mais baixa e a mesmo a ataques entre os animais.

O documentário está envolto em controvérsia desde o início. Se por um lado há um enorme grupo que apoia as conclusões a que o documentário, também há uma grande falange que os contesta.

Tecnicamente é muitíssimo bem feito. Deixa que sejam os intervenientes a contar a história e as infografias e motion graphics que vai apresentando fazem dispensar o narrador. Apresentam testemunhos de vários treinadores ligados aos parques e animais que são falados no trabalho, bem como cientistas e até alguns dos que capturaram estas orcas em bebés.

Carece, no entanto, do contraditório. O Seaworld, principal visado pelo documentário, não aceitou o convite para participar.

Os lucros do referido parque, caíram a pique depois do lançamento do documentário e, ainda hoje, a hashtag #boycottseaworld é associada ao Blackfish.

Nota IMDb: 8,1/10

Minha nota: 8/10

Marcações: cinema, documentário

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive