Iluminação

Utilização da luz para comunicar emoções

A luz é uma excelente ajuda à comunicação visual. Vamos ver como pode ser usada para falar eficazmente par ao público.

A luz pode e deve ser utilizada para comunicar emoções. No vídeo e na fotografia isto é por demais evidente e é, aliás, um dos conhecimentos mais elementares que um profissional tem de dominar.

A qualidade da luz e o contraste

Luz forte ou luz fraca, alto contraste ou baixo contraste… São decisões que temos de tomar diariamente e que transmitem necessariamente diferentes mensagens. Por exemplo: uma luz mais suave mas com enorme contraste é perfeita par comunicar medo, desconfiança, ansiedade. Por outro lado uma luz mais intensa e com contraste menos forte é ótima para transmitir felicidade, alegria, etc…

Cor

Além de contraste e intensidade, a cor tem um impacto grande na mensagem transmitir ao público no que toca às emoções. Claro que estamos sempre a falar no campo das interpretações mais psicológicas do que com a luz propriamente dita, mas colocar um filtro azul na luz vai fazer com que tudo pareça mais frio, triste e deprimido, enquanto que cores mais quentes produzem o efeito contrário.

Direção

A direção da luz tem um papel importante na forma como o público interpreta o sujeito e a sua envolvência. O velho truque de colocar uma lanterna debaixo do queixo é um excelente exemplo.

A luz distorce as nossas linhas faciais tornando mais longas, demarcadas e sombrias.

Se direcionarmos a luz para criar menos sombras, o sujeito assume um papel mais neutro e menos ameaçador. Mas quanto mais sombras criarmos no sujeito, mais dúbio e assustador ele se tornará.

Este vídeo explica de uma forma quase perfeita o uso da luz para comunicar emoção:

Marcações: video, luz, iluminação, fotografia

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive