Edição de Vídeo

Edição de vídeo: como começar?

O objectivo de qualquer vídeo, seja de que tipo for, é ser apelativo para um determinado público. Para o ser, às vezes é tão importante não mostrar algumas coisas como mostrar outras. No fim, tudo depende do gosto do dono do vídeo, e da aparência que ele lhe quer dar. Mas para o conseguir fazer, são sempre precisos alguns segredos e dicas que vos deixo aqui.

 

O Software

Escolher o software correcto para edição de vídeo é mais do que escolher um casaco bonito ou o carro certo.

Temos de escolher um programa que encaixe perfeitamente nas nossas necessidades. Usar um programa demasiado simples, vai dar-nos resultados que ficam aquém do esperado. Por outro lado, um software demasiado avançado pode complicar-nos a tarefa e podemos ficar “perdidos” nas funcionalidades que nos oferece.

No meu caso, utilizo o Adobe Premiere. O Premiere é usado por muitos dos profissionais como o seu programa de edição predilecto.

O que mais me entusiasma no Premiere é a sua flexibilidade que faz com que seja perfeito para um vídeo rápido de 2 minutos para o YouTube ou para um Documentário de 1 hora.

Além disso, permite interações interessantes com outros programas como o Photoshop, o AfterEffects, o Auditio ou o Media Encoder, que permitem poupar muito tempo e trabalho!

Apenas no que toca à exportação é que acho que a malta da Adobe, podia fazer melhor...

Muitos outros profissionais usam o Final Cut Pro, o Avid Media Composar, o Sony Vegas ou o DaVinci Resolve. Todos são soluções muito válidas.

O Hardware

Um computador caro não é sinónimo de um bom computador para edição de vídeo.

Um computador rápido vai dar primazia a que o editor se foque mais na história do que no render… E como isso é importante!!!

Mas isto é uma guerra muito grande… No final tudo vai depender daquilo que o utilizador se sente mais confortável a fazer e do dinheiro que quer gastar.

Ficam as dicas:

  • SSD - Armazenamento rápido vai permitir renders mais rápidos, tempos de load mais curtos e exportação mais rápida também.
  • Placa Gráfica - Uma boa gráfica é essencial. Verifique se a sua placa é recomendada para usar o GPU (CUDA) Accelerated Render do Premiere. Isso pode ser feito com uma rápida pesquisa online.
  • Memória RAM - A RAM não tem muito impacto no render mas é importantíssima na velocidade de edição. 4GB devem ser suficientes, mas na verdade quanto mais RAM, melhor!
  • CPU - Múltiplos núcleos ajudam. A RAM deve estar em linha com o CPU: muita RAM e um processador fraco não vão fazer um bom trabalho.

Atalhos do teclado

Uma das melhores formas de distinguir um expert de um rookie é pelo uso do teclado. Um atalho de teclado é uma ajuda para acelerar o processo de edição de vídeo. Pode ajudar ter um papel com os atalhos do software. Vai ver que rapidamente os decora e deixa de precisar dele!

Atalhos:

Se tiver dinheiro de lado, gaste-o num teclado específico para editar vídeo. É um teclado normal, mas já vem com cores e ícones impressos nas teclas… Vale cada cêntimo.

O jargão

Neste área de trabalho há imenso jargão técnico para aprender.

Basicamente, nunca precisará de o decorar todo, mas um conhecimento elementar deles é importante. Eis alguns que deve pesquisar para começar:

  • Jump Cut
  • Corte em J e em L
  • Montagem
  • Match Cut/Match Action
  • Cutting on Action

A música muda tudo

A música dá um sumo especial ao que vemos. Seja um filme de acção, um filme romântico ou um simples tutorial. Mas a pior do que não haver música é escolher a música errada ou até o volume errado. Eis como pode manipular o seu audio:

  • Nível normal: -10db a -14db
  • Diálogo: -12db a -15db
  • Musica: -18db a -22db
  • Efeitos sonoros: -10db a -20db com picos até -8db

Enquanto editores de vídeo, somos storytellers. Editar é mais do que cortar clipes, é uma oportunidade de colocar o público a viajar, seja um tutorial em vídeo ou uma narrativa complexa cheia de analepses e prolepses.

Marcações: tutoriais

Comentários

Construído com HTML5, CSS3 e todas essas cenas - Copyright © 2018 Sérgio Martins

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive