Avançar para o conteúdo

Diário de Bordo XXIII – O Primeiro Live stream

Etiquetas:

Live Stream é um termo que nestes anos de pandemia se generalizou. Muita gente os fez como forma de chegar ao seu público numa fase em que o contacto pessoal é/era altamente desaconselhado. No meu “side project”, Balneário, isso não foi exceção. Fizemos diretos nas redes sociais, recorrendo às boas e velhas webcams, mas agora decidimos subir uns degraus e tivemos a oportunidade de transmitir um evento completo em direto.

Foi no dia 20, no Porto, a convite da Strongman Portugal. Transmitimos a tentativa de Recorde Nacional de Deadlift.

O nosso procedimento normal nestes eventos é chegar, filmar o evento com pelo menos duas câmaras, e editar posteriormente para lançar dois dias depois. Desta vez o desafio era outro. Transmitir tudo em direto.

Temos uma recém adquirida mesa da BlackMagic Design à qual ligamos as camaras e os micros. Daí, conectamos ao computador onde o OBS nos permite adicionar às potencialidades da mesa a versatilidade desse programa de streaming. Podemos fazer a realização, inserir mais câmaras, vídeos, imagens, músicas, lowerthirds e, claro, fazer live stream para a plataforma de eleição.

Eu estava nervoso porque era a primeira vez que íamos tentar fazer algo do género. Felizmente fomos bem cedo para fazer todos os testes e tudo o que podia correr mal acabou mesmo por correr… Mas durante os testes. Tivemos tempo de corrigir e depois tudo fluiu. Não foi perfeito, mas correu bem. Foi uma excelente experiência e um grande ensaio para transmissões futuras onde já não se cometerão os mesmos erros.

Foi pena a iluminação do local. Não fazíamos ideia que seria tão escuro e isso prejudicou um pouco a transmissão, mas não de forma irremediável.

Podem, e devem, subscrever o canal para ver esta transmissão e outras que se sigam!

Comentários Facebook