Avançar para o conteúdo

DHCP – O que é e para que serve?

Etiquetas:

O DHCP, que significa Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo que disponibiliza um serviço de configuração dinâmica de hosts no TCP/IP.

Este protocolo vem substituir o antigo protocolo BOOTP que era mais simples mas limitado para as exigências actuais. Começou a ser utilizado como standard a partir de 1993.

Visa minimizar o “peso” da configuração, de modo a facilitar a vida aos técnicos e administradores, tanto na fase de instalação inicial, como nas reestruturações que envolvem:

  • Alterações gamas de IP
  • Mascaras de Sub-Rede
  • Default Gateway
  • Servidores DNS/WINS
  • Leases
  • Restantes Parâmetros de configuração

DHCP: Duas Vertentes

O serviço DHCP existe em duas vertentes: Servidor e Cliente.

A vertente servidor, que apenas funciona nas versões de servidor Windows e Linux, fornece as configurações, designando-se a máquina por DHCP Server.

A vertente Cliente, funciona em qualquer Sistema Operativo moderno e visa a obtenção de uma configuração. Designa-se por DHCP Client.

O processo de atribuição de IP por DHCP divide-se em várias fases que passo a explicar.

DHCP Discover

Quando o TCP/IP do cliente DHCP se inicia é emitido um broadcast de uma mensagem DHCPDISCOVER para a rede local.

Para permitir que o servidor de DHCP responda à “mensagem de descoberta”, a mensagem inclui o endereço MAC do cliente DHCP.

Esta mensagem pode ser reencaminhada para outras redes para ser entregue em servidores DHCP na Internet. Isto pode ser feito por um Router que suporte a RFC 1542 (BOOTP Relay) ou por um DHCP Relay Agent.

DHCP Offer

Cada Servidor DHCP que receber a “discover message” e puder responder ao pedido (contem um endereço apropriado para a sub- rede em que o cliente se encontra)

Responde com uma mensagem DHCPOFFER que consiste de um endereço IP e informações de configuração associada.

Selecting State

De seguida o cliente DHCP entra num estado de selecção e examina a mensagem de oferta. São avaliados os valores da configuração, tal como o tempo de Lease (empréstimo).

Se todas as ofertas forem iguais, o cliente irá escolher a primeira oferta que recebeu.

DHCP Request

Após a seleção da oferta, o cliente DHCP, faz um broadcast com a mensagem DHCP REQUEST para a rede local a requisitar a configuração oferecida.

Como a mensagem é enviada em broadcast, outros servidores DHCP recebem também a mensagem, e ficam notificados que a sua oferta de endereços não vai ser requisitada.

DHCP Ack

O Servidor DHCP garante então a configuração com uma mensagem DHCP ACK (DHCP acknowledgment). Esta mensagem contém o Endereço IP e respetiva configuração juntamente com o Lease para usar a configuração por um tempo especifico.

O Administrador de Rede Local é quem estabelece as politicas de Lease.

Initialization

Após o cliente DHCP receber o acknowledgment inicia então a configuração do IP.

Os computadores clientes retêm a configuração durante o tempo fornecido pelo empréstimo, e este, pode ser reiniciado sem negociar um novo Lease.

Renovação do Lease

A atribuição da configuração tem um tempo máximo limite que deve ser renovado. Também para isso existem regras específicas e rígidas.

First Renewal Attempt

Quando o empréstimo está ativo à 50% do seu período de duração o cliente tenta renovar pela primeira vez o tempo de Lease com o servidor de DHCP.

Second Renewal Attempt

Se o Lease não puder ser renovado aos 50% do seu tempo de vida o cliente irá tentar uma segunda vez renovar aos 75% e aos 87,5%.

Normalmente o servidor DHCP renova os empréstimos sem problemas. Na maioria dos casos o Lease é renovado logo na primeira tentativa, excepto se o servidor se encontrar em baixo.

Falha a renovar

Caso o cliente DHCP falhe a renovação do empréstimo, este imediatamente abandona o endereço IP (unbind).

Necessita então de recomeçar o processo DHCP e fazer um novo pedido sendo-lhe atribuído um novo endereço com um novo Lease.

Comentários Facebook