Há no YouTube do Canal Balneário um trabalho do que me orgulho bastante. Trata-se de um pequeno documentário chamado “Rivalidades – AD Sanjoanense vs UD Oliveirense” e é precisamente sobre a rivalidade entre estas duas equipas, especificamente no hóquei em patins.
Trago aqui para este artigo alguns trechos do mesmo em que explico as opções que fiz.
Neste segundo trabalho de Rivalidades do Balneário tive que filmar no meio dos adeptos da Sanjoanense. Nessa situação optei por alternar entre a lente da Panasonic 24mm 1.7f e a minha velha e fiel Helios 44_2. Esta última faz um “crop” bem maior, mas faz um bokeh muito mais interessante.
Foi o caso neste plano do Guimarães, líder da claque.
A lente é completamente manual. Isso dificulta em momentos em que não temos tempo para preparar o plano e em movimentos rápidos. Como podem ver perdi-me um pouco no foco na parte final. Mas em termos estéticos é uma lente que me dá uma imagem que adoro. Já filmei O Tardo todo com esta lente.
Pelo número de série sei que foi fabricada em 1982 na Rússia. Não há mais hipster do que isto.
Outra situação que foi preciso contemplar foi juntar diferentes planos e áudios. Por exemplo aqui, como tinha uma excelente reação ao golo e aos momentos que o antecederam, optei por colocar a imagem do lance, cedida pela ADS TV, num canto sincronizada com o meu plano. Além disso, o áudio foi misturado.
Este plano também foi filmado com a lente Helios 44_2 de que falei anteriormente.
Passando para as imagens aéreas, elas foram captadas com o modesto DJI Mini 2.
Nesta imagem do Parque de La Salette captada numa manha ensolarada de outono, os flares do sol são naturais e espontâneos. Nada de After Effects… Aproveitei esse facto para, em pós-produção, acrescentar um flare artificial para fazer a transição das imagens do Parque para o Luís. Este efeito junto com os flares anteriores formam um conjunto que funciona sem cair no exagero.
Esta transição usa as imagens aéreas do Parque de Nossa Senhora dos Milagres.
Os movimentos que faço com o drone são manuais. Nada de automático. Aqui fiz uma rotação sobre a capela e quando estava de frente fiz uma transição com efeito de zoom in para outra imagem aérea frontal e mais próxima com movimento ascendente. Funcionou lindamente.
Se tiverem alguma vez visto algum dos meus documentários sabem que eu adoro este tipo de plano. Desfocar lentamente o primeiro plano para focar o segundo. E com esta lente, então…
Este plano também foi filmado com a lente Helios 44_2.
Para verem o vídeo completo basta clicar em baixo!