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Microsoft Project: Inrodução

Decidi iniciar uma série de artigos com algumas dicas e tutoriais sobre o Microsoft Office Project, uma ferramenta de gestão de projetos da Microsoft.

No Project, pode:

  • Criar planos de projeto.
  • Constituir equipas de projetos e alocar recursos.
  • Ver diferentes vistas da tarefa e dos recursos.
  • Calcular o progresso.
  • Gerir orçamentos.

Criar um projeto a partir de um modelo

  1. Abra o Project.
    Em alternativa, selecione Ficheiro > Novo se já estiver a trabalhar num plano de projeto.
  2. Selecione um modelo ou escreva na caixa Procurar modelos online e, em seguida, prima Enter.
    Em alternativa, selecione Projeto em Branco para criar um projeto do zero.
  3. Ao selecionar um modelo, escolha as opções que pretende e selecione Criar.

Altere os recursos, tarefas e durações no modelo para que estes se adequem ao seu projeto.

Nota: Para criar um novo projeto a partir de um projeto existente, altere as datas de início e de fim do projeto e, em seguida, guarde o projeto com um novo nome ou numa localização diferente.

Criar um novo projeto 

Clique em Ficheiro > Novo > Projeto em Branco.

Apresenta uma folha em branco para trabalhar. Se não souber o que fazer a seguir, continue a ler.

Definir a data de início e a data de fim do projeto

  1. Clique em Projeto > Informação do Projeto.
  1. Vá para a caixa Agendar a partir de e escolha Data de Início do Projeto ou Data de Conclusão do Projeto.
  2. Adicione a data às caixas de Data de Início ou Data de Conclusão.

Sugestão de gestão de projetos    Faça o agendamento de tarefas partir da data de conclusão, para saber até quando pode começar um projeto e ainda cumprir o prazo. Mude as definições apresentadas para agendar tarefas a partir da data de início do projeto, para ver até que ponto as alterações colocam o prazo em risco.

Quando tiver uma visão geral, o Project pode ajudá-lo a organizar os detalhes da agenda:

  • Utilizar um calendário para mudar os dias e as horas de trabalho.
  • Adicionar férias ou qualquer outro tempo de descanso à agenda.
  • Definir dias de férias para as pessoas que trabalham no projeto.
  • Definir um calendário diferente para uma tarefa específica.

Definir o nome ou título e outras propriedades do ficheiro

Guarde o projeto para lhe atribuir um nome ou título. Pode mudar o nome e outras propriedades do ficheiro a qualquer momento.

  1. Clique em Ficheiro > Informações.
  2. Do lado direito, clique em Informação do Projeto e, em seguida, clique em Propriedades Avançadas.
  3. No separador Sumário, escreva o nome na caixa Título.
  4. Adicione outras informações que quer que façam parte do ficheiro do projeto.

Nota: Para voltar à vista do projeto, clique no botão anterior  .

Adicionar tarefas

A maioria dos projetos começa como uma lista de tarefas no Excel, no Word ou até mesmo num papel. Antes de poder agendar e gerir essas tarefas, tem de colocá-las no ficheiro do projeto.

  • Adicionar tarefas manualmente    Ou seja, introduza-as no Project.
  • Cortar e colar    O Project lembra-se da estrutura de destaque que criou para as suas tarefas no Word, Outlook ou PowerPoint e torna-as tarefas e subtarefas de resumo quando as colar no Project (apenas no Project 2013 e versões posteriores).
  • Importar dados do Excel    Se a lista de tarefas do Excel tiver durações, estimativas de custos, prazos ou outros dados sobre o projeto, também pode adicionar esses elementos.
  • Sincronização com o SharePoint    Pode trabalhar com o Project no SharePoint. Após agendar estas tarefas, os membros da sua equipa podem ver a agenda e atualizar o seu trabalho no SharePoint, e verá as alterações na Project. E vice-versa.

Pode começar a trabalhar com as tarefas ao adicioná-las:

  • Defina as datas de início e de fim.
  • Crie ligações para criar dependências entre elas.
  • Adicione marcos para assinalar eventos importantes na agenda.
  • Crie um destaque do seu projeto com tarefas e subtarefas de resumo.

Apresentar a tarefa de resumo do projeto

A tarefa de resumo contém todas as outras tarefas e aparece no topo da lista de tarefas. O Project oculta a tarefa de resumo do projeto por predefinição. Para ativar essa tarefa vá para o Gráfico Gantt, clique em Formatar, e, a seguir, verifique a Tarefa de Resumo do Projeto.

Tarefas com duração fixa

Para atribuir a duração fixa a uma tarefa proceda da seguinte forma.

Seleccionar a(s) tarefa(s) e no menu tarefa clicar em informação.

Depois aceda a Avançadas e clique no dropdown tipo de tarefa para escolher o tipo de duração que pretende.

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