Gastei alguns dias das minhas férias a tirar o pó à minha PlayStation 3 e PlayStation 4 e também a configurar o RetroArch num PC antigo cá de casa. Depois ainda tentei transformar a minha velha PSP-1000 numa máquina retro, mas aí tive mais trabalho, gastei mais euros e o sucesso foi só parcial. A parte do PC foi relativamente indolor e vou começar por aí. Decidi fazer um tutorial rápido e eficaz para ajudar aqueles que, como eu, passaram horas agarrados a jogos nos anos 90 e até 80 e que nos marcaram. Dias quentes de verão eram passados entre a consola (quando estava demasiado calor) e o campo de futebol.
Especificações do meu PC:
- Windows 10
- CPU AMD FX-8350 Black Edition 4.0GHz 8Core
- RAM 16GB DDR3
- Gráfica: NVidia GTX 760 TI
RetroArch: o que é?
O RetroArch é um poderoso emulador multiplataforma que te permite jogar uma variedade de jogos retro num único local, reunindo diferentes emuladores numa única interface. Este suporta diversos antigos sistemas de consolas como o NES, SNES, Sega Genesis, PlayStation, entre outros. Agora, vamos ver como podes instalar o RetroArch no teu computador com Windows.
RetroArch no teu Windows passo a passo.
Passo 1: Transferir o RetroArch
Visita o site oficial do RetroArch (https://www.retroarch.com) e navega até à secção de transferências. Escolhe a versão compatível com o teu sistema operativo (Windows) e transfere o instalador.
Passo 2: Instalar o RetroArch
Após transferires, executa o instalador. Segue as instruções no ecrã para completar a instalação. Será pedido para escolheres onde queres instalar o RetroArch no teu computador. Não te esqueças do DirectX
Passo 3: Configurar os Núcleos (Os núcleos são os emuladores)
Depois de instalares, abre o RetroArch. Quando abrires o programa pela primeira vez, poderá ser solicitado que configures os teus cores. Segue as instruções para o fazer.
Os Cores são basicamente programas que correm através do RetroArch para assegurar que os teus jogos funcionam. Basicamente, se queres jogar alguma coisa da Mega Drive, vais precisar de um Core que faça correr esse jogo. Podes fazer download através do retroarch, como mostrado em baixo.
- Ir a Online Updater
- Navegar até Core Downloader
- Escolher o Core pretendido
Passo 4: Adicionar Jogos
Agora tens de adicionar jogos à biblioteca do RetroArch. Depois de carregar seus núcleos, está tudo pronto para emular. Precisas de fazer download dos ROMs o que pode ser difícil por causa dos direitos de autor. No meu caso, e correndo o risco de ir parar à esquadra, usei o TOR e pesquisei “ROMs” no DuckDuckGo.
De seguida, colquei os ROMs agrupados em pastas por consola dentre de uma pasta chamada Retro Games. Pode estar em qualquer lado, mas eu optei por guardá-la junto à pasta onde está instalado o próprio RetroArch.
Passo 5: Iniciar o Jogo
Depois de fazer isso, vá para Load Content no menu principal. A partir daqui podes aceder ao ROM que obtiveste anteriormente. Depois de clicar em Iniciar, se tudo correr bem, está a funcionar… Normalmente pedirá que confirmes o núcleo a usar.
Lembra-te que os passos exatos podem variar consoante as versões do RetroArch e os núcleos que estás a usar. Certifica-te de seguir as instruções específicas do programa e dos núcleos que escolheres. Diverte-te a explorar e a jogar os teus jogos retro favoritos!
Vou deixar aqui um vídeo que foi o que segui. Este vídeo está muito mais completo e permite inclusivamente que aprendas a mudar o interface gráfico do teu retroarch dando-te uma experiência muito mais personalizada!