Este é o último artigo de uma série de quatrosobre as Bases de Dados. Uma excelente introdução para quem procura entrar neste tema do zero! Não se esqueçam de verificar o primeiro artigo sobre as Necessidades das Bases de Dados.
Modelo Relacional
O Modelo Relacional é o modelo de bases de dados mais amplamente utilizado. Nele, os dados são organizados em tabelas, onde cada tabela representa uma entidade e as colunas representam atributos. O relacionamento entre as tabelas é estabelecido por chaves primárias e estrangeiras, garantindo integridade e consistência dos dados.
Modelo Relacional: Implementação
Antes de implementar a base de dados num SGBD é necessário especificar as tabelas do modelo relacional.
- Passos necessários:
- Simplificar as relações N-N.
- Explicitar as chaves externas.
- Definir tipos de dados para cada atributo: número, texto, data.
Modelo Hierárquico
O Modelo Hierárquico organiza os dados em uma estrutura de árvore. Cada nó da árvore pode ter vários filhos, mas apenas um pai. Isso é útil para representar relações de hierarquia, mas pode ser menos flexível em comparação com o modelo relacional.
Modelo de Rede
O Modelo de Rede é semelhante ao modelo hierárquico, mas permite que um nó tenha vários pais. Isso é útil para representar relações complexas, mas torna a estrutura de dados mais difícil de gerenciar em comparação com o modelo relacional.