A gravação de vídeo e áudio em formato digital obriga a um equilíbrio da qualidade com o tamanho do ficheiro e a taxa de bits.
A maioria dos formatos utilizam compactação para reduzir o tamanho do ficheiro e da taxa de bits ao seletivamente reduzir a qualidade.
A compactação é essencial para reduzir o tamanho dos ficheiros para que eles possam ser armazenados, transmitidos e reproduzidos de forma eficiente.
Ao exportar um ficheiro de vídeo para ser reproduzido num tipo específico de dispositivo ou numa certa largura de banda, é preciso escolher um encoder (codec).
Encoders diferentes utilizam esquemas de compactação diferentes.
Do outro lado da equação, o encoder tem também um decoder que permite descodificar e interpretar os dados para a sua reprodução.
COMPACTAÇÃO TEMPORAL E COMPACTAÇÃO ESPACIAL
A compactação de dados vídeo divide-se em espacial e temporal.
A compactação espacial (intraframes) é aplicada num único frame de dados, independentemente de quaisquer frames ao redor.
A compactação temporal (interframes) identifica as diferenças entre os frames e armazena apenas as diferenças de forma que os frames sejam descritos com base nas diferenças do frame anterior. As áreas sem modificações são repetidas a partir dos frames anteriores.