SSD ou HDD: qual a diferença?

ssd vs hdd

Ainda que hoje em dia o SSD já seja praticamente o standard, ainda há por aí quem não perceba a diferença entre o SSD e o HDD.

A principal diferença que entre estes dois tipos de disco está na velocidade de escrita e leitura. Neste campo, o SSD é mais rápido a do que o HDD.

Regra geral, um SSD tem menos espaço de armazenamento do que um HDD mas mais recentemente têm sido lançados SSD cada vez com maior capacidade igualando praticamente os HDD.. No entanto, falamos de discos mais pequenos (em tamanho) e leves, mais rápidos na resposta e com memória (mais do que) suficiente para levar a cabo as suas tarefas diárias.

Enquanto que um HDD funciona com base em discos giratórios ou pequenas bandejas, às quais recorre para ler e escrever informação (discos mecânicos), o mesmo não acontece num SSD, que recorre a armazenamento eletrónico numa memória não volátil.

Ambas as tipologias coexistem porque há uma diferença de preço ainda a considerar, mas também porque são muitas vezes usados com propósitos diferentes e complementares que em muito têm a ver com as necessidades que o utilizador precisa de ver respondidas.

Geralmente o SSD é usado para armazenar o Sistema Operativo e os principais programas garantindo um arranque mais ágil, enquanto o HDD, mais lento e mais barato mas com mais capacidade, pode ser usado para armazenar dados e documentos.

SSD vs HDD
Comentários Facebook