Muitas luas se passaram desde a última vez que aqui escrevi seja o que for, e mais ainda se passaram sobre o último Diário de Bordo. Quando ouvia a expressão “o tempo não perdoa” associava-o sempre à inevitabilidade de envelhecermos. Agora associo-o muito mais ao facto de ele ser demasiado escasso para o que temos de fazer. Preciso de mais horas no meu dia.
Desde o último Diário passaram-se mais uns centos de horas de formação e vários trabalhos de vídeo para o Canal Balneário e não só. Passaram-se também umas desejadas e penso que merecidas férias.
Em termos de formação, a registar um regresso a uma casa da qual tinha muitas saudades: a Associação do Porto de Paralisia Cerebral. Estou com duas Unidades do curso de Assistente Administrativo a funcionar nas instalações da Associação em Valbom. Um grupo muito interessante e bom para trabalhar. Temos vivido bons momentos de convívio e aprendizagem mutua.
Mas o prato forte têm sido os pequenos documentários realizados para o Canal Balneário. Dois num espaço relativamente curto.
Primeiro o documentário sobre a rivalidade entre São Roque e Bustelo. Duas equipas da mesma freguesia (São Roque) cuja rivalidade nasce no facto do lugar de Bustelo ter um desejo de independência que vem de muito atrás no tempo e que depois se estende ao futebol. Mas para perceber tudo o melhor é mesmo ver:
Mais recentemente um documentário que idealizei nas férias. Estive em agosto na aldeia de Ala, município de Macedo de Cavaleiros. É conhecida a minha paixão pela vida rural, sobretudo se isolada em Trás-os-Montes. Mas, encurtando a história, ali fascinou-me mais a paixão que aquela gente tem pelo futebol, apesar das parcas infraestruturas para a prática da modalidade. Descobria até que, sem campo, vão entrar no campeonato distrital de futsal. Tive que lá ir acompanhar o primeiro jogo.
Aparte disso, adquiri um drone. Prometi que faria um artigo de “review” à coisa… Mas não tive tempo. Poderei fazer ou não… Mas para já deixo-vos algumas fotografias que fiz durante este processo de aprendizagem que está a ser utilizá-lo.