O objetivo do marketing viral é convencer e inspirar as pessoas a partilhar uma mensagem comercial (ou não) com a sua rede de contactos por forma a aumentar o mais possível o alcance e o número de destinatários da dita mensagem.
No fundo, o Marketing Viral é uma técnica de vendas que envolve a difusão de informação sobre um produto ou serviço de forma orgânica ou “passa-a-palavra” e que cresce a um ritmo permanente e quase descontrolado.
A Internet, principalmente com a era das redes sociais, aumentou drasticamente a quantidade de mensagens virais através de partilhas, likes ou até memes.
Muitas campanhas de marketing tentam atingir essa viralidade, mas o segredo para uma campanha viral permanece, quase sempre, uma incógnita.
Uma campanha viral pode aumentar o alcance de uma empresa e, com isso, a sua base de clientes.
Perceber o Marketing Viral
“Viral” refere-se a algo que se espalha de forma rápida e alargada num determinado público.
Porém, esta viralização acontece de forma orgânica e, por isso as redes sociais são um ecossistema perfeito para a sua proliferação.
Ainda que tenha conhecido o seu auge em meados dos anos 2000, ainda é algo em que empresas presentes na Internet viradas para o B2C apostam.
Investir numa campanha para que ela seja viral, não garante que ela venha a ser viral.
Características de uma Campanha Viral
Todas as campanhas virais têm cuidado com 3 componentes específicos:
- A mensagem
- O mensageiro
- O meio
Estas campanhas recorrem a diferentes ferramentas para tocar nas emoções do seu público e captar a sua atenção de forma a obter a partilha: vídeos, jogos, imagens, email, SMS ou até produtos grátis.
As redes sociais têm uma força multiplicadora neste campo. O Marketing Viral espalha-se mais rápido do que o Marketing tradicional e essas campanhas são geralmente mais baratas. Atingem, por vezes, a atenção generalizada dos media.
Porém, podem ser alvo de manipulação, distorcendo a mensagem. Podem ser considerados spa e o seu sucesso é difícil de medir.