Web Copywriting é um dos muitíssimos estrangeirismos que, de há uns anos a esta parte, começaram a popular o léxico do marketing digital e não só. Nem todos percebem à primeira o que querem dizer estas palavras caras ou até mesmo a que função se referem afinal. Dentro de algumas linhas perceberemos o que é isso afinal.
Tudo muito bem espremido, Web Copywriting não é nada mais do que “escrever para a web”. Seja para as redes sociais, blogs ou material e marketing online.
O objetivo é manter os leitores “presos” e leva-los a algum tipo de ação como uma compra, por exemplo. É comum serem associados ao Web Copyright outros estrangeirismos como Engagement ou Call to action.
copywriting online vs offline
O mais importante é perceber que escrever para web é diferente de escrever para offline. Porquê?
Aqui ficam as razões:
- Os conteúdos online são consumidos em dispositivos muito diferentes.
- É muito mais fácil perder a atenção do leitor online do que offline.


Quanto à questão da atenção, isto prende-se com algo que todos nós já experimentamos mas que é quase inconsciente. Se eu não estiver completamente “colado” ao que estou a ler, estou sempre a um clique de distância de outra coisa qualquer, noutra plataforma qualquer.
web copywriting – Dicas
- •Escrever títulos irresistíveis:
- a primeira impressão conta muito
- The 4 U’s: Useful, Urgency, Unique, Ultra Specific
- Usar artimanhas textuais para manter o utilizador preso:
- “Como vai ver dentro de momentos”
- “Se acha que é assim, os próximos parágrafos vão surpreende-lo”
- A regra dos 3:
- Três secções no artigo; três conceitos apresentados; três exemplos; três testemunhos…
- Evitar uma estrutura monótona.
