Avançar para o conteúdo

web copywriting: o que é isso afinal?

Web Copywriting é um dos muitíssimos estrangeirismos que, de há uns anos a esta parte, começaram a popular o léxico do marketing digital e não só. Nem todos percebem à primeira o que querem dizer estas palavras caras ou até mesmo a que função se referem afinal. Dentro de algumas linhas perceberemos o que é isso afinal.

Tudo muito bem espremido, Web Copywriting não é nada mais do que “escrever para a web”. Seja para as redes sociais, blogs ou material e marketing online.

O objetivo é manter os leitores “presos” e leva-los a algum tipo de ação como uma compra, por exemplo. É comum serem associados ao Web Copyright outros estrangeirismos como Engagement ou Call to action.

copywriting online vs offline

O mais importante é perceber que escrever para web é diferente de escrever para offline. Porquê?

Aqui ficam as razões:

  • Os conteúdos online são consumidos em dispositivos muito diferentes.
  • É muito mais fácil perder a atenção do leitor online do que offline.
Offline
Online

Quanto à questão da atenção, isto prende-se com algo que todos nós já experimentamos mas que é quase inconsciente. Se eu não estiver completamente “colado” ao que estou a ler, estou sempre a um clique de distância de outra coisa qualquer, noutra plataforma qualquer.

web copywriting – Dicas

  1. •Escrever títulos irresistíveis:
    • a primeira impressão conta muito
    • The 4 U’s: Useful, Urgency, Unique, Ultra Specific
  2. Usar artimanhas textuais para manter o utilizador preso:
    • “Como vai ver dentro de momentos”
    • “Se acha que é assim, os próximos parágrafos vão surpreende-lo”
  3. A regra dos 3:
    • Três secções no artigo; três conceitos apresentados; três exemplos; três testemunhos…
  4. Evitar uma estrutura monótona.
Comentários Facebook