Com o Project pode criar e personalizar relatórios gráficos apelativos a partir de qualquer projeto que pretenda, sem ter de depender de outro software. À medida que trabalha no projeto, os relatórios mudam para refletir as informações mais recentes, o que significa que não tem de os atualizar manualmente!
- Clique no separador Relatório.
- No grupo Ver Relatórios, clique no tipo de relatório que quer e, em seguida, clique num relatório em particular.
Por exemplo, para abrir o relatório da Descrição Geral do Projeto, clique em Relatório > Dashboards > Descrição Geral do Projeto.
O relatório da Descrição Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para apresentar a fase em que cada projeto está, marcos futuros e tarefas que ultrapassaram a data para conclusão.
O Project fornece dezenas de relatórios que pode utilizar de imediato, mas não deixe que as suas escolhas fiquem limitadas. Pode personalizar o conteúdo e o aspeto de um relatório ou criar um a partir do zero.
Mudar os dados num relatório
Pode escolher os dados que o Project apresenta em qualquer parte de um relatório.
- Clique na tabela ou gráfico que quer mudar.
- Utilize o painel Lista de campos no lado direito do ecrã para escolher os campos para mostrar e filtrar informações.
Sugestão: Ao clicar num gráfico, existem três botões que aparecem diretamente do lado direito do gráfico. Utilize os botões Elementos do Gráfico e Filtros do Gráfico para escolher rapidamente os elementos, tais como as etiquetas de dados e filtrar as informações que vão para o gráfico.
Exemplo
No relatório da Descrição Geral do Projeto pode mudar o gráfico % Concluído para apresentar as subtarefas críticas, em vez de tarefas de resumo de nível superior.
- Clique no gráfico % Concluído.
- No painel Lista de Campos, aceda à caixa Filtro e escolha a opção Crítico.
- Na caixa Nível Hierárquico, escolha Nível 2. Para este exemplo, este é o primeiro nível da hierarquia que tem subtarefas em vez de tarefas de resumo.
O gráfico sofre alterações ao efetuar as seleções.
Mudar o aspeto de um relatório
Com o Project, pode controlar o aspeto dos relatórios, desde os mais simples a preto e branco até aos que têm explosões de cores e efeitos.
Sugestão: Pode fazer com que um relatório seja parte de uma vista dividida para que possa ver as mudanças em tempo real, à medida que trabalha no projeto. Para saber mais, consulte Dividir uma vista.
Clique no relatório e, em seguida, clique em Ferramentas de Relatório | Estrutura para ver as opções para mudar o aspeto do relatório completo. A partir deste separador, pode mudar o tipo de letra, a cor ou o tema do relatório completo. Também pode adicionar novas imagens (incluindo fotografias), formas, gráficos ou tabelas.
Ao clicar em elementos individuais (gráficos, tabelas e outros) de um relatório, são apresentados novos separadores no topo do ecrã com opções para formatar essa parte.
- Separador Ferramentas de Desenho | Formatar.
- Separador Ferramentas de Imagem | Formatar.
- Os separadores Ferramentas de Tabela | Estrutura e Ferramentas de Tabela | Esquema. Configure e faça alterações em tabelas como o faria
- Os separadores Ferramentas de Gráfico | Estrutura e Ferramentas de Gráfico | Formatar. Configure e faça alterações em gráficos.
Exemplo
Digamos que decide que o gráfico % Concluído no relatório da Descrição Geral do Projeto precisa de uma renovação.
- Clique em qualquer parte do gráfico % Concluído e, em seguida, clique em Ferramentas do Gráfico | Estrutura.
- Escolha um novo estilo do grupo Estilos de Gráfico. Este estilo remove as linhas e adiciona sombras às colunas.
- Dê profundidade aos gráficos. Clique em Ferramentas do Gráfico | Estrutura > Alterar Tipo de Gráfico.
- Clique em Coluna > Coluna Empilhada 3D.
- Adicione uma cor de fundo. Clique em Ferramentas do Gráfico | Formato > Preenchimento da Forma e escolha uma nova cor.
- Mude a cor das barras. Clique nas barras para selecioná-las e, em seguida, clique em Ferramentas do Gráfico | Formato > Preenchimento da Forma e escolha uma nova cor.
- Retire os números das barras. Clique nos números para os selecionar e, em seguida, arraste-os para cima.
Alguns cliques fazem uma grande diferença. E estes exemplos são só algumas das opções da formatação.
Criar um relatório personalizado
- Clique em Relatório > Novo Relatório.
- Escolha uma das quatro opções e, em seguida, clique em Selecionar.
- Mude o nome do relatório e comece a adicionar informações ao mesmo.
Em branco Cria um quadro em branco. Utilize o separador Ferramentas de Gráficos | Estrutura para adicionar gráficos, tabelas, texto e imagens.
Gráfico Por predefinição, o Project cria um gráfico que compara o Trabalho Real, Trabalho Restante e Trabalho. Utilize o painel Lista de Campos para escolher campos diferentes para comparar e utilize os controlos para mudar a cor e o formato do gráfico.
Tabela Utilize o painel Lista de Campos para escolher os campos a apresentar na tabela (Nome, Início, Conclusão e % Concluído são apresentados por predefinição). A caixa do Nível hierárquico permite selecionar a quantidade de níveis na hierarquia do projeto a apresentar na tabela. Pode mudar o aspeto da tabela nos separadores Ferramentas da Tabela | Estrutura e Ferramentas da Tabela | Esquema.
Comparação Coloca dois gráficos lado a lado. Ao início, os gráficos têm os mesmos dados. Clique num gráfico e escolha os dados que quer, no painel Lista de Campos, para começar a estabelecer diferenças entres eles.
Os dados criados de raiz são totalmente personalizáveis. Pode adicionar e eliminar elementos e mudar os dados para satisfazer as suas necessidades.