
Uma sequela para A Tempestade do Século?
Num comentário a um dos meus vídeos no YouTube, um utilizador apresentou alguns argumentos interessantes para a realização de uma sequela para A Tempestade do Século (Storm of the Century). Em resposta (ou até complemento) fiz um vídeo analisando os prós e os contras de uma possível sequela desta mini-série que é quase um culto nos "States".
Se por um lado seria profundamente nostálgico e agradável rever algumas das personagens, como Mike Andersen ou o Hatcher, por outro lado já se passaram 17 anos... Poderia ser necessário fazer re-cast e bem sabemos como isso nem sempre funciona.
Além disso, na maioria das vezes, as sequelas costumam destruir as boas memórias criadas por uma obra original bem sucedida.
Mas fica aqui o vídeo da minha análise a essa possibilidade.
.:Razões a favor da sequela:.
- Narrativa aberta - a obra original termina de forma completamente aberta e quase que "pede" uma sequela.
- Muitas questões deixadas sem resposta - Quem é Andre Linoge? De onde veio? É único no Mundo ou há mais como ele? O que aconteceu de facto em Roanoke?
- Como e para quê foi treinado o Ralphie?
.:Razões a contra a realização da sequela:.
- Nem todas as narrativas abertas têm de ser fechadas no futuro. Ás vezes, uma narrativa que não tem um fim definido, está terminada de forma perfeita. Na minha opinião, este é o caso.
- As sequelas tendem a ser nocivas para as obras originais. Os exemplos são demasiados para arriscar...
- Passaram 17 anos. O Cast amadureceu e alguns poderiam estar irreconhecíveis, se o objectivo for fazer uma sequela que comece logo após o final do original. Poderíamos fazer o recast mas algumas interpretações são tão icónicas que acabaria por ser difícil distanciarmo-nos dos actores/personagens originais.
.:Veredicto:.
Na minha opinião, A Tempestade do Século não precisa de uma sequela.
Uma prequela talvez fosse melhor. Um filme que nos explicasse quem é o Linoge e a sua origem ou os eventos de Roanoke.
Marcações: cinema