Resolução

Tamanho e resolução da imagem

Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados.

Dimensões dos pixels

O número de pixels ao longo da altura e do comprimento da imagem bitmap constitui as dimensões da imagem em pixels.

O tamanho de uma imagem no ecrã é determinado pela dimensão do pixel da imagem, no acrescido do tamanho e definição do monitor.

Um monitor de 15 polegadas apresenta 1024 pixels na horizontal e 768 na vertical. Uma imagem com dimensões de 1024 pixels por 768 pixels preencherá este ecrã. Num monitor mais largo, com 1024 por 768 pixels, a mesma imagem (com dimensões de 1024 por 768 pixels) preencherá de igual forma o ecrã, mas cada pixel aparecerá mais largo. Se alterarmos a configuração deste monitor para 1152 por 870 pixels, a imagem aparecerá com um tamanho inferior, ocupando apenas parte do ecrã.

Em resumo o tamanho da imagem num ecrã depende da combinação de vários factores, como a dimensão em pixels da imagem, o tamanho do monitor e a sua resolução-

Tenha sempre em atenção que os dados do tipo bitmap e vectorial podem produzir resultados diferentes quando altera o tamanho de uma imagem.
No tipo bitmap, os dados são dependentes da resolução. Assim, ao alterar a dimensão dos pixels, a imagem pode perder qualidade.
No tipo vectorial, a resolução é independente, ou seja, pode alterar a dimensão da imagem sem alterar a qualidade.

Resolução da imagem

O número de pixels apresentados por unidade, geralmente ponto por polegada ou em inglês pixels per inch (ppi).
Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixels são interdependentes.
A qualidade de detalhe de uma imagem depende da dimensão dos pixels, enquanto que a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixels na impressão. Em baixo pode ver-se duas imagens com respectivamente , 72 e 300 ppi:

Quando impressa, uma imagem com uma resolução alta contém um maior número de pixels e de menor tamanho, relativamente a uma imagem com baixa resolução:
Uma imagem de 1 por 1 polegada, com uma resolução de 72 ppi, contém um total de 5184 pixels (ou seja, 72 pixels x 72 pixels).
A mesma imagem, com uma resolução de 300 ppi, contém um total de 90 000 pixels.
Uma imagem de alta resolução usualmente reproduz mais detalhe e uma mais suave transição de cores, do que uma imagem de mais baixa resolução.
Claro que incrementar a resolução de uma imagem de baixa resolução ( sem decrementar a dimensão de saída ) apenas aumenta o número de pixels e raramente melhora a qualidade.
Para determinar a resolução da imagem a usar, considere como vai ser feita a distribuição da imagem. De está a editar uma imagem para ser apresentada na Web (online), baste que a resolução seja igual à resolução de um monitor (72 ou 96 ppi).
Contudo, ao usar uma resolução assim baixa para impressão, terá como resultado um fenómeno conhecido como pixelation, ou seja, grandes e visíveis pixels.
Por outro lado, ao usar imagens com elevada resolução (pixels menores do que o dispositivo de saída é capaz de produzir) irá incrementar o tamanho do ficheiro e a impressão ficará mais lenta. Por vezes acontece mesmo que a impressora não consegue reproduzir todo o detalhe existente numa imagem de alta resolução.

Resolução do monitor

O número de pixels (ou pontos) apresentados por unidade de monitor é usualmente medido em pontos por polegada (dpi).
A resolução de um monitor depende do seu tamanho e da definição dos pixels. A maior parte dos novos monitores possuem uma resolução de 96 dpi, enquanto que os velhos monitores para Mac OS tinham um resolução de 72 dpi.
Deve-se assumir uma resolução de 72 dpi, caso pretenda imagens para distribuição na Web, pois assim garante que todas são visualizadas com qualidade.
Compreender o que representa a resolução do monitor, ajuda a perceber porque é que por vezes as imagens impressas não correspondem à vista do monitor.
Os pixels da imagem são transformados directamente nos pixels do monitor.
Isto significa que, quando a resolução da imagem é superior à do monitor, a imagem aparece mais larga no ecrã do que quando é impressa.
Quando apresenta uma imagem de 1 por 1 polegada, com 144 ppi, num monitor de 72 dpi, esta aparece numa área de 2 por 2 polegadas no ecrã.
Como o monitor apenas pode mostrar 72 pixels por polegada, ele necessita de 2 polegadas para mostrar os 144 pixels da imagem.

resolução

Resolução da impressora

Para melhores resultados, deverá usar uma imagem com uma resolução proporcional à resolução da impressora.
A maior parte das impressoras a jacto de tinta possuem resoluções de impressão (de saída) de 200 dpi até 600 dpi e produzem bons resultados com imagens até 150 dpi.
Existem impressoras que podem imprimir 1200 dpi ou superior e produzem bons resultados com imagens de 200 a 300 ppi.

print resolution

Marcações: tutoriais, pixel, resolução, imagem

Comentários